segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Qual é o nome de D'us?

Qual é o nome de D'us?
A Bíblia em Bytes online - Revista Eletrônica
http://www.bibliabytes.com.br

Louve seu santo nome!
Hallelu Yah

A fim de adorar uma deidade verdadeiramente (ou D-us), algo que devemos saber é o seu nome. Isto tem sido verdade através das eras. O homem tem feito para si mesmo deuses de pedra, madeira, ferro, etc... e em todos estes casos eles dão nomes aos deuses. Através da história do homem ele tem tido deuses místicos. A estes também foram dados nomes e os seguidores destas religiões chamaram a deidade por este nome.
O nome refere-se à natureza ou tipo de deus que o homem procura, tal como:

Me'ni -> que significa Destino ou Fama
Gad -> que significa Fortuna

Júpiter, a forma latina do deus grego Zeus, o mais alto deus nos céus, provedor de luz, controlador do tempo, curador, libertador das vitórias na batalha, etc...

Os nomes são importantes, e se os nomes dos pagãos místicos, deuses feitos por mãos humanas são importantes em seus frutos de adoração e reverência, tanto mais importante deve ser o nome na adoração do verdadeiro e Eterno Deus.


  • Os primários nomes de "EL"
    Os primeiros registros da comunicação do homem com Seu Criador nós o encontramos no livro de Gênesis (escrito em hebraico), e ele é conhecido por ELEL é o mais primitivo nome semítico, e sua raiz provavelmente significa "Forte". É encontrado em nomes compostos antigos, nomes próprios tais como Beth-EL = casa deELIsraEL = provavelmente soldado de EL; Daniel = EL é meu juiz. O homem veio para conhece-lo como o único que pode responder à oração e que pode livrar, se o homem puder ser obediente à Ele. Com o passar do tempo, o homem conheceu-o como (hebraico) EL-Ohim, "Pleno em Poder", e também EL-Shaddai, que é "EL Todo-Poderoso" (Deus Todo-Poderoso), o Todo-Poderoso Provedor. Então eles descobriram que Ele era o Todo-Poderoso e o Provedor de todas as suas necessidades.
  • Qual é o seu nome?
    Enquanto Moisés estava cuidando das ovelhas no Monte Horebe (Sinai) em Ex 3:1-17, o Todo-Poderoso fala a ele e dá-lhe uma atribuição: liderar os filhos de Israel para fora do Egito até a terra prometida de Canaã. Os versos 11-13 dizem o seguinte: "Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte. Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?"

    Qual é o Seu nome?
    Esta pergunta e a resposta a ela tem deixado uma marca perpétua na adoração e no relacionamento do homem com o Seu Criador. O homem tinha conhecido-o como ELEL-SHADDAIELOHIM, etc... Mais aqui o Todo-Poderoso dá seu nome ao homem (vv. 14-15): "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração".

    Quando lemos estes versos em português, vemos em letras maiúsculas "EU SOU O QUE SOU", o que seria melhor traduzido por "Eu me torno aquilo que me torno". Qual significado ele deve Ter? Que importância! O Todo-Poderoso disse: "...este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração".
  • A Enciclopédia.
    Segue-se tópicos de três enciclopédias: Enciclopédia Judaica, página 680

    "Y-H-W-H" O nome pessoal do Deus de Israel é escrito na bíblia em hebraico com quatro consoantes YHWH (hebraico) que é conhecido como tetragrama.

    No mínimo, até a destruição do Templo (primeiro) em 586 AC. este nome era pronunciado regularmente com suas próprias vogais, como está claramente dito nas cartas de Laquis, escritas não muito depois desta data. Mas a partir do terceiro século antes de Cristo a pronúncia do nome YHWH foi evitada, e Adonai"O Senhor" a substituiu...

    YHWH - Quando os eruditos da Europa começaram a estudar o hebraico, eles não entendiam o que isso realmente significava e eles introduziram o nome híbrido"Jeová". A verdadeira pronúncia do nome YHWH nunca se perdeu. Vários escritores gregos da época da Igreja Primitiva testificaram que o nome era pronunciado "Yahweh". Isto é confirmado, no mínimo pela vogal na primeira sílaba do nome, pela forma abreviada YAH, que algumas vezes foi usada de forma poética (p. ex.; Ex 15:2) e o YAHU ou YAH serve como sílaba final em vários nome de hebreus.

    A explicação do nome é dada em Ex 3:14, Ehehey-Asher-EheheyEu sou o que sou, dado como uma etimologia popular, como na explicação de nomes bíblicos, até certo ponto uma explicação científica. Como outros nomes hebraicos na Bíblia, o nome Yahweh é sem dúvida uma forma abreviada do que foi originalmente um nome maior. Isto tem sido sugerido que o original em sua forma completa era algo como Yahweh-Asher-Yahweh, "Ele trouxe à existência tudo o que existe..."

    A Nova Enciclopédia Católica, sobre Yahweh diz: (Enciclopédia Americana, tópico Jehovah)
    "Yahweh" O nome completo e próprio do Deus de Israel, escrito com quatro consoantes YHWH, conhecido como tetragrama. Sua forma e significado e a história do sagrado tetragrama são considerados neste artigo.
    Discernindo das transcrições gregas do nome sagrado YHWH deve ser pronunciado Yahweh. A pronúncia Jehowah era desconhecida dentre os antigos judeus, e é baseado no mal-entendido posterior da prática escriba de usar as vogais da palavra Adonai com as consoantes de YHWH.

    "Jehovah, Ji-hove" é uma forma errônea do nome do Deus de Israel. Os antigos hebreus, como muitos outros povos, creem que os nomes tem poderes misteriosos e portanto raramente pronunciam "Yahweh", o nome pessoal do seu Deus. Nos manuscritos bíblicos antigos eles usavam o tetragrama ou as quatro consoantes do seu nome YHWH, que era pronunciado de cor. Depois do exílio Babilônico, no sexto século antes de Cristo, Adonai (Meu Senhor) e Elohim (Deus) foram gradualmente substituídos por "Yahweh"...

    "No sexto e sétimo séculos de nossa era, os escritos massoréticos escreveram as vogais de Adonai sob o tetragrama para lembrar aos leitores a usar os termos substitutos. Os estudiosos do cristianismo medieval, equivocadamente combinaram as consoantes e vogais dos dois nomes, formando então a palavra Jeová, que é usada em algumas de nossas versões. O grego, latim e as modernas versões em português usam "Senhor" ou Jeová (Iavé).

    Com estes escritos dos eruditos o quadro fica mais claro. "Eu sou" é apenas uma tradução do hebraico das palavras dadas à Moisés. Entretanto, "Yahweh" (ou Yahveh) e não Jeová foi a raiz através da qual foi reconhecido o adorado o Eterno.

    É possível que até aquele tempo da história, o homem tenha conhecido à Ele e o adorado como EL Shaddai (Deus Todo-Poderoso), Ex. 6:2-3 "Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o SENHOR. E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHORnão lhes fui perfeitamente conhecido".

    Novamente, veja, Jehovah é uma forma errônea do verdadeiro nome Yahweh (Sl 83:18 ; Is 12:2 ; 26:4 ; 42:8 ; Ex 17:15 ; Jz 6:24).

    "Yahweh", O Senhor?
    Como lemos na versão em português da Bíblia, nós encontramos as palavras "O Senhor". Estas duas palavras tem sido substituídas pelo santo nome Yahweh eYAH (a forma abreviada do nome), mais de 6.800 vezes na tradução. Na leitura da Tanach (Velho Testamento) a maioria das vezes que foi encontrado "O Senhor" deveria ler-se Yahweh.
    Atualmente, quando o conhecimento aumenta rapidamente nas ciências médicas, espaciais e a tecnologia e também em muitos outros campos, você acha que é possível que o Eterno Criador esteja novamente revelando seu nome Santo ao homem para que Ele seja adorado assim?
    Vejamos Jr 23:26-27 "Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração? Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal".

    Esta história mostra que os filhos de Israel foram levados ao cativeiro para Babilônia em 606 antes de Cristo, e desde aquela época, o nome santo foi contaminado, profanado e substituído em ambos, nos escritos e na adoração.
    Vejamos Ez 36:20-24 - "E, chegando aos gentios para onde foram, profanaram o meu santo nome, porquanto se dizia deles: Estes são o povo do SENHOR, e saíram da sua terra. Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre os gentios para onde foi. Dize portanto à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Não é por respeito a vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes. E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, diz o Senhor DEUS, quando eu for santificado aos seus olhos. E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra".

    Também Ezequiel 39:7 - "E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, o Santo em Israel".
    Este Santo nome deve ter sempre a maior reverência e não ser usado de forma banal ou em conversas comuns.

    Veja novamente em Ex 20:7 - "Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão". 


    Como mencionado, é também encontrado na Escritura o nome parcial ou abreviado do nome Santo. Ele é YAH. Nós o encontramos do Salmo 68:4 - "Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai montado sobre os céus, pois o seu nome é SENHOR, e exultai diante dele".

    Isto nos mostra que devemos louvá-lo pelo seu nome, YAH. Não existe a letra "J" no hebraico!
    Em muitas viagens através de 35 países diferentes, o autor encontrou uma palavra que é usada universalmente na adoração do Todo-Poderoso. A palavra éHALLELU-YAH (Louve a Yah). Então quando nós adoramos ao Eterno de toda a criação através da Palavra HALLELU-YAH, nós estamos louvando-o através de seu nome. Houveram muitos profetas, sacerdotes e reis que também tinham seus nomes uma referência ao Todo-Poderoso Yah:
  • A Enciclopédia.
    Elias =Yah é o Meu Todo-Poderoso
    Jeremias =Yah me chamou
    Isaías =Salvação de Yah
    Obadias =Adorador de Yah
    Zacarias =Yah se lembrou
    Ezequias =Yah tem fortalecido
    Moriá =Provido por Yah
  • Yeshua (Salvador)
    O único que muitos tem vindo para aceitá-lo como o Messias (Cristo) tem sido conhecido entre os gentios pelo nome Jesus. O fato é que, este homem foi um hebreu, nascido numa nação hebréia, de uma mãe hebréia, que falou a língua hebraica, segiu os costumes hebreus e pregou ao povo hebreu.

    Deixe-me falar sobre Mt 1:21, que foi escrito em hebraico: "E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".

    Novamente, os nomes em hebraico tem significado, e seu maravilhoso nome significa algo. "Ele salvará o seu povo dos seus pecados"... Yeshua (YEH-O-SHUA), significando "Salvação de Yah" ou "Yah é salvação", é o mesmo nome como o de Josué (Oséias) dos dias de Moisés (Nm 13:16). O som de "o" foi depois retirado e o nome hebraico moderno torna-se "Yeshua". Durante uma recente viagem à Israel eu falei a um proeminente guia turístico que é um ávido estudante da história e da língua hebraica. Ele disse que, durante a história da língua hebraica, o nome Yeshua tinha sido falado de diferentes formas, dependendo do tempo e da história. Ele poderia ser pronunciado da forma certa como YEHOSHUAYAHOSHUA ou YOHOSHUA, até sem o "o" como YAHSHUA (Josué), também significando "Yahweh é Salvação" ou "Yahweh salva".


  • Conclusão
    Concluindo, devemos sempre nos lembrar de reverenciarmos e não tomarmos o Seu Santo nome em vão ou abusar dele. As instruções de Yeshua à seus discípulos quando eles perguntaram como orar foi:
    Mt 6:9 - "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome..."
    Bendito e santo era o nome do Senhor, e assim deve continuar!

    Salmo 72:17 - "O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado".


    Baruch Há Shem!
    Bendito seja o Nome!
  • Nomes de Deus no judaísmo


    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Por desconhecerem a entonação fonética do alfabeto hebraico o judaísmo, refere-se ao Criador de diversas formas diferentes, que representam a concepção judaica sobre a divindade e o relacionamento Dele com o ser humano e com o povo judeu segundo a região. NaPolônia a divindade Deus é lida no modo iídiche e no ocidente o mesmo nome, escrito da direita para esquerda com caracteres hebraicos e alocado ao fonologia romana ou seja qual for o idioma da região em que se encontrarem, Yahweh ou Javé (no hebraico Yahvéh), sendo Yahweh a forma mais comum do tetragrama יהוה.O tetragrama[editar | editar código-fonte]
    O tetragrama em fenício(1100 a.C. até 300 d.C.), em aramaico (séc.10 a.C. até 0 ) e emhebraico moderno.
    Tem por formas mais comum de pronuncias do tetragrama: Yahweh ou Javé (Yahvéh), sendo Yahweh a forma mais comum do tetragrama יהוה.
    Dentro do judaísmo, o nome mais importante do Criador é o que conhecemos como tetragrama, nome dado às quatro letras que formam o nome da divindade. Este nome é em hebraico יהוה (YHWH), que de acordo com a tradição judaica é a terceira pessoa do imperfeito no singular do verbo ser . Esta teoria é baseada no Êxodo capítulo terceiro, versículo décimo-quarto, constitui a base do monoteísmo judaico-cristão.
    Devido ao mandamento de não pronunciar o nome do criador em vão, desenvolveu-se entre os judeus um profundo sentimento de reverência para com esta palavra, de forma que a pronúncia correta tornou-se restrita, somente utilizado em ocasiões de extrema solenidade como no dia do Yom Kippur. Em outras ocasiões, pronunciava-seAdonai (meu Amo, meu Senhor) em lugar do nome do Criador. Com o tempo, esta pronúncia perdeu-se e qualquer tentativa de se estabelecer a pronúncia correta é sujeita a discussões diversas.
    A forma reduzida do termo Yah é utilizada como prefixo e sufixo de diversos nomes hebraicos como Yehoshua (Yah no início: Yah + Hoshea),Yermeyahu (Yah no final + u), entre outros.

    Adonai

    A palavra Adonai vem do hebraico אֲדֹנָי, plural da palavra Adon (SenhorAmo). Esta palavra era utilizada pelos fenícios para o deus pagãoTamuz e era o nome do deus grego Adônis. Os judeus utilizam esta palavra em relação a YHWH no lugar de pronunciar o tetragrama em orações e ocasiões solenes. Coloquialmente, utilizam a palavra HaShem (O Nome) para referir-se ao Criador. Quando os massoretasadicionaram a pontuação vocálica ao texto das escrituras, as vogais de Adonai foram adicionadas ao tetragrama para que se fosse lembrado que deveria ser lido Adonai no lugar do tetragrama. Esta vocalização criou a palavra Yahweh.
    Em português, Adonai é traduzido geralmente como Senhor.

    Ehyeh-Asher-Ehyeh

    O nome Ehyeh (hebraico: אֶהְיֶה) vem da frase אהיה אשר אהיה "ehyeh-asher-ehyeh" (Êxodo 3:14), geralmente traduzida como Eu sou o que sou.

    El

    A palavra El aparece em diversas línguas semíticas como o fenícioaramaico e o acadiano. No hebraico אל significa originalmente acima ,elevadoalto, e é utilizado para deuses pagãos e para o Criador de Israel, geralmente sendo associado a atributos da divindade como em: El Elyon' ("O mais Elevado"), El Shaddai ("O Elevado Todo-Poderoso"), El Hai ("O Elevado Vivo"), El Ro'i ("O Elevado que Vê"), El Elohe Israel("Elevado, o Elevado de Israel "), El Gibbor ("O Elevado Forte "). Também é utilizado como sufixo de nomes hebraicos como GabrielDaniel,Rafael e outros.
    Em português, El e Elohim são geralmente traduzidos como Deus.

    Elohim

    Termo comum usado nas escrituras hebraicas, Elohim (em hebraico: אלהים) é o plural da palavra Eloah (אלוה), considerado pelos estudiosos judeus como plural majestático (pluralis majestatis) ou de excelência (pluralis excellentiæ), expressando grande dignidade, traduzindo-se por "Elevadíssimo" ou "Altíssimo".

    HaShem

    HaShem (no hebraico: השם) significa O Nome, e é utilizado durante as ocasiões normais da vida cotidiana, enquanto Adonai é utilizado no contexto religioso.1 Este termo não é bíblico, aparecendo a primera vez nos Rishonim (autoridades rabínicas medievais).

    Yah

    O nome Yah é composto das primeiras duas letras de YHWH. Aparece frequentemente em nomes hebraicos, tais como o do Profeta Elias. A expressao Aleluia ou Hallelujah, também é derivado deste, bem como o termo Jah do movimento Rastafári.

    YHWH Tzevaot

    O nome YHWH e o título El-him frequentemente ocorrem com a palavra tzevaot ou sabaoth ("hordas" ou "exércitos", Hebreu: צבאות) como emYHWH Ul-he/Elohe Tzevaot ("YHWH Deus dos Exércitos"), Ul-he/Elohe Tzevaot ("Deus dos Exércitos"), Adonai YHWH Tzevaot ("Senhor YHWH dos Exércitos") e, mais frequentemente, YHWH Tzevaot ("YHWH dos Exércitos"). Veja por exemplo: I Samuel 4:4I Reis 19:10 e Isaías 3:15.
    Este nome composto ocorre principalmente na literatura profética e não aparece nenhuma vez na TorahJosué ou Juízes. O significado original de tzevaot pode ser encontrado no primeiro livro de Samuel (I Samuel 17:45), onde ele é interpretado como significando "o Deus dos exércitos de Israel". A palavra, neste caso específico é utilizada para denominar as hordas celestes, enquanto em outros casos sempre significa exércitos ou hordas de homens, como em vários casos no Êxodo (Êxodo 6:26Êxodo 7:4 e Êxodo 12:41).
    A grafia latina Sabaoth combinado com as vinhas douradas sobre a porta do Templo de Herodes (construído pelo idumeu Herodes o Grande) levou a uma confusão de identidade com o deus Sabázio na antiga Roma.

    Títulos dados ao Criador

    • Avinu Malkeinu- Pai Nosso, Rei Nosso
    • Boreh - O Criador
    • Elohei Avraham, Elohei Yitzchak ve Elohei Ya`aqov — "Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó"
    • El ha-Gibbor — "Deus Forte".
    • Emet — "Verdade".
    • E'in Sof — "Infinito", nome cabalístico de Deus.
    • Ro'eh Yisrael — "Pastor de Israel".
    • Ha-Kaddosh, Baruch Hu — "O Santo, Bendito Ele".
    • Kaddosh Yisrael — "Santo de Israel".
    • Melech ha-Melachim — "O Rei dos Reis".
    • Magen Avraham — "Escudo de Abraão".
    • YHWH-Yireh (Yahweh-Yireh) — "YHWH provê" (Gênesis 22:13, 14).
    • YHWH-Rapha" — "YHWH cura" (Êxodo 15:26).
    • YHWH-Nissi (Yahweh-Nissi) — "YHWH nossa bandeira" (Êxodo 17:8-15).
    • YHWH-Shalom — "YHWH, a nossa paz" (Juízes 6:24).
    • YHWH-Tzidkenu — "YHWH, nossa Justiça" (Jeremias 23:6).
    • YHWH-Shammah — "YHWH está presente" (Ezequiel 48:35).
    • Tzur Yisrael — "Rocha de Israel".

    O uso dos termos D-usAd-nai e El-him

    Devido ao terceiro mandamento (Não tomarás em vão o nome de YHWH), recentemente alguns judeus usam um apóstrofo nos nomes divinos mais sagrados, de forma a que o nome da divindade não venha a ser profanado por estar escrito em um objeto comum.

    Dio

    Nos escritos dos sefarditas da comunidade de judeus da nação portuguesa, a forma Dio é tradicional. O -s final de Deus é extirpado para não remeter a qualquer ideia de pluralidade2

    Kýrios, escrituras gregas

    Apesar dos Evangelhos serem escrituras cristãs, estes foram escritos por judeus no primeiro século depois de Cristo. Já no final do primeiro século, começaram a substituir[carece de fontes] o Tetragrama YHWH pela palavra em grego Kýrios, que tem um sentido idêntico a Adonai e também significa "Senhor". Por este motivo, o Tetragrama não é encontrado graficamente do texto do Novo Testamento em muitas versões da Bíblia hoje.

    Referências

    1. Ir para cima Unterman, Alan. Dicionário Judaico de Lendas e Tradições. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. 262 pp. ISBN 85-7110-243-0.

    A Fé que uma vez foi dada aos Santos


    "Tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos" Judas 1:3b

    Actualmente, existem cada vez mais pessoas a tomar a iniciativa de estudar as escrituras sagradas por si mesmo, de modo a certificarem-se que agem de acordo com aquilo que Deus transmitiu através de homens escolhidos por Ele mesmo, palavras essas que posteriormente foram confirmadas pelo Seu filho, Yeshua/Jesus, durante o seu ministério na terra. Todos aqueles que desejam fazer a vontade do Eterno Todo-Poderoso, deveriam agir como os bereanos, que não se limitavam a cumprir aquilo que lhes era incutido pelos homens, mas ponderadamente, confirmavam através da palavra, se realmente era assim. (Actos 17:11). À semelhança dos homens de Bereia, Muitos de nós começaram a fazê-lo, quando se depararam com determinadas passagens bíblicas, semelhantes aquela que nos é transmitida por Yeshua em Mateus 5:17-19:
    "Não cuideis que vim destruir a Torah ou os profetas, não vim abolir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo, que até que o céu e a terra passem, nem um yud ou um traço se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido."

    Nota: Chamo a atenção para o facto de que o yud ( é a letra mais pequena do alfabeto hebraico, e o traço são pequenos pontos que apontam a acentuação da palavra. Constatamos assim que além da profundidade do discurso de Yeshua, o texto tem também um sentido espiritual, mostrando que nem a miníma coisa será omitida da lei. O texto traduzido a partir dos manuscritos gregos perde um pouco a espiritualidade, substituindo o yud por um J (na versão de JFA*)
                 *João Ferreira de Almeida  


    Quando passamos a entender o facto, que Yeshua veio para recuperar as ovelhas perdidas da casa de Israel (Mat. 15:24), e aos seus apóstolos foi-lhes incutida a tarefa de dar continuidade a essa missão, além de começarmos a ver as escrituras de forma diferente, percebemos que elas não se contradizem de nenhuma forma, e tudo se harmoniza num só conceito. Yeshua. (Jo. 5:46). Lembremo-nos que Israel dividiu-se em dois reinos, o reino do norte (conhecido como casa de Israel, ou Efrahim), e o Reino do Sul (também conhecido como Casa de Yehudá/Judá. Saibamos que Efrahim espalhou-se pelas nações de gentios, esquencendo a sua identidade, o gráfico abaixo explica bem esta questão:

     Imagem
    Ninguém é dono da verdade, já que essa pertence a Elohim. Mas procuramos agir como os bereanos, e agir de acordo com a mesma fé que Yeshua ensinou aos seus seguidores, e que anteriormente fora dada aos Santos.  Fé essa que não é nova, tal como YHWH através dos profetas, de Yeshua e dos seus discípulos nos ensinou:

    "Assim diz YHWH: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele.Jer. 6:16

    "Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. "  Jo. 14:24

    "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." Tiago 1:17 

    "Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.  E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna .1 Jo. 2:24-2 "Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.Mal. 4:4 

    Basta esta última passagem, para provar que a Lei que foi dada a Moisés (não é apenas os dez Mandamentos, mas inclui mandamentos, estatutos e Juízos,) provém de YHWH, logo nunca são os mandamentos de homens que os textos da Brit Hadashá (conhecida hoje como Novo Testamento, mas correctamente traduzido é Novo Pacto/aliança) referem.

    Os mandamentos de homens são as tradições humanas que foram instituídas e que algumas delas até anulam o mandamento como nos ensina Yeshua (Mat. 15:3). Vemos nesta passagem de Malaquias que a Lei foi dada para todo o Israel. Quem é Israel? O cap. 11 de Romanos esclarece bem essa questão, mas podemos sintetizar quem é Israel neste texto:

    "E, se sois do Mashiach, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa." Gál. 3:29 

    Israel, seguindo a sequência da imagem acima, é todo aquele que cumpre a Palavra de YHWH, e tem o testemunho do Mashiah (Messias) Yeshua.

    "Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe ." Mat. 12:50 

    Fonte: Emunah - A Fé Original: http://emunah-a-fe-dos-santos.weebly.com/a-feacute-dos-santos.html

    domingo, 26 de outubro de 2014

    Porque é que os crentes em Yeshua devem observar as Solenidades de YHWH

    Porque é que as Solenidades de YHWH, instituídas em Levítico 23 devem ser observadas nos dias de hoje.

    Não terá sido o sacerdócio levítico substituído por um melhor sacerdócio, cujo sumo sacerdote é Yeshua, como nos mostra Hebreus 7?

    A resposta é sim. Os sacrifícios de animais deixam de ser necessários, porque foram substituídos pelo sacrifício de Yeshua, e é o seu sangue derramado que intercede perpetuamente por todos aqueles que o aceitam, a se voltam para YHWH. Os sacrifícios de animais, apontavam para um sacrifício perfeito que se daria no futuro, e que se cumpriu na primeira vinda de Yeshua, quando cravou todas as nossas iniquidades no madeiro. Mas o Sacerdócio não terminou. Já que é perpétuo.

    Muitos argumentam que a observação das solenidades, é uma das coisas que deixa de ser necessária porque é uma das coisas que foi cravada na cruz. A base para esse argumento é a interpretação errónea de alguns textos como o transcrito abaixo:

    "Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz". (Col. 2:14).

    Em primeiro lugar, devemos perceber um ponto, o que é que é pecado? A bíblia mostra-nos que o pecado é a transgressão da Lei. Logo, nós temos conhecimento, do que é, e do que não é pecado através da Lei.
    O que foi cravado na cruz, nunca poderia ter sido a Lei, porque essa vigora perpetuamente (Salmos 119:44), mas sim as nossas iniquidades. Os nossos pecados terem sido cravados no madeiro, são o cumprimento de uma profecia de Is. 43:25, e Jer. 31:34. Em que YHWH não mais se lembrará dos nossos pecados, se aceitarmos Yeshua como o Messias, e nos arrependermos pelos nossos actos passados, que são esquecidos nas águas no baptismo, onde a partir do qual, deveremos viver uma vida voltados para, e em comunhão com YHWH.
    Logo surge a pergunta: Como é que pode a Graça anular a Lei, se a graça é unicamente uma nova oportunidade do homem, pecador na sua natureza, se voltar para YHWH, dando ouvidos à sua voz, e à sua instrução (Lei/Torá)?

    Ainda que nós não mais façamos sacrifícios de animais, como expiação do pecado, devemos ou não observar esses mesmos dias como festas solenes, à semelhança do Shabat?

    AS FESTAS E A CRIAÇÃO

    Primeiramente, devemos lembrar que a palavra usada no hebraico é "Moed", ou “tempo indicado” e que esta mesma palavra é encontrada na narrativa da criação em Génesis. Aqui, o sol e a lua são dados especialmente “...para sinais e para tempos determinados”. "E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos." Gén. 1:14
    A palavra traduzida como “tempos determinados” é Moadim, exactamente a mesma palavra usada para descrever as Festas emLevítico 23 e em outros locais da Torah. Mas porque é isto importante? É importante porque mostra que as festas que YHWH revela na Torah estão ligadas à criação. Isto quer dizer que YHWH designou o universo em si (o sol e a lua e toda a estrutura planetária) para apontar os seus tempos determinados, e regular as Suas Solenidades.
    Portanto, primeiramente, os "Moadim" são uma parte da ordem da criação, e não apenas uma parte da aliança feita com Israel no Sinai.

    POR TODAS AS GERAÇÕES

    Em segundo lugar, a Palavra de YHWH explicitamente diz que os "Moadim" permanecerão por todas as gerações de Israel perpetuamente.

    • Sábado: Êx. 31:16;
    • Pêssach/ Asmos: Êx. 12:14, 17, 42;
    • Pentecostes: Lev. 23:21;
    • Dia da Expiação: Lev. 23:32;
    • Tabernáculos: Lev. 23:41
    Portanto, quer para um Israelita ou quer para alguém que está ligado a Israel pela fé, existe apenas uma Torá para todos (Núm. 15:16, 29; Lev. 16:29; Gál. 3:29). Isto tudo torna-se mais lógico quando sabemos que YHWH não faz distinção de pessoas.
    As implicações são claras: se Israel é instruído a observar os Moadim do Eterno por todas as gerações, então todos aqueles que estão ligados a Israel pela fé no Deus de Abraão, Isaac e Jacob e no Messias Yeshua têm o mesmo dever de observar os tempos indicados por YHWH.

    É POSSÍVEL OBSERVÁ-LAS?

    Mas” alguns podem argumentar, “é impossível observar as Festas tais como estão prescritas na Torah”. Em parte é verdade. Cada Festa requer sacrifícios e o envolvimento dos sacerdotes e do Templo, e actualmente isto é impossível, porque não ha templo, e a maioria dos crentes nem vive em Israel.
    Mas se somos capazes de observar parte das actividades prescritas para um Moed, e se os Moadim são ricos em bênçãos e instrução, não seria sábio fazer tudo o que podemos em relação aos tempos indicados e deixar aquilo que não podemos fazer nas mãos de YHWH?

    Consideremos esta ilustração: suponhamos que eu, como pai, peço à minha filha para limpar a casa, porque a mãe dela, a minha mulher, chega todos dias estoirada a casa, e ainda tem que fazer a lida da casa quando chega. A minha filha aceita o que lhe peço. Assim que saio de casa pela manhã, ela pensa: "se eu começar já a limpar a casa, termino mais cedo, e ainda fico com parte do dia livre para fazer o que quiser, por isso, vou começar já". Quando vai iniciar o trabalho, a filha percebe que não tem detergente suficiente para limpar toda a casa, quanto muito daria para limpar a casa de banho, e a cozinha, mas não daria de certeza para o outro quarto, para a sala, e para o hall de entrada. Então a minha filha fica num dilema:

    Deveria limpar o que conseguisse com o detergente que tinha? ou como não tem detergente suficiente para tudo, não limparia nada?

    Eu faço a pergunta aos leitores, qual das duas hipóteses me agradariam mais?? A resposta é óbvia: Limpar o que pudesse com o detergente que tinha de modo a poupar trabalho à mãe.

    Ou seja, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para obedecer e agradar ao nosso Pai mostra um coração cheio de fé. E é assim que ocorre com os Solenidades de YHWH: mesmo não podendo cumprir todas as instruções completamente (por causa da ausência do Templo e dos sacerdotes), podemos fazer o possível para guardar muitas das instruções para cada um dos Moadim, e ao fazer tal coisa somos abençoados e YHWH é adorado. Uma das coisas que está ao nosso alcance, é observar esses dias como sendo um Sábado, em que não devemos fazer nenhuma obra. Os verdadeiros filhos de YHWH, nunca poderão passar esses dias em branco, visto que foram dados por estatuto perpétuo.

    TODO O POVO DE YHWH

    Em terceiro lugar, as Escrituras são claras sobre o facto de que a vitória de YHWH no fim dos tempos é manifesta pelo Seu povo, tanto Israel quanto as nações, juntos o adorarão . Consideremos a profecia de Isaías, citada por Yeshua quando ele limpava a área do Templo de práticas ilícitas:

    “porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.” (Isaías 56:7).

    O contexto de Isaías 56 é claramente a reunificação de Israel para adorar ao Eterno, e esta adoração é caracterizada pela guarda do Sábado, o primeiro dos Moadim (Lev. 23:1-3).
    E mais, o reino do Messias, caracterizado pela adoração do Único e Verdadeiro YHWH, é marcado por todas as nações a celebrar a Festa dos tabernáculos, o último Moed do ciclo anual. Portanto, o Shabat (em Isaías) e a festa dos tabernáculos (em Zacarias) indicam os “limites” que englobam todos os Moadim numa perspectiva profética.
    De facto, o Templo ser a “casa de oração para todos os povos” certamente inclui as orações e os Salmos incorporados em cada um dos Moadim.
    O facto do reino milenar de Yeshua incluir a celebração dos Moadim é significativo, pois mostra que os tempos indicados pelo Eterno têm um significado muito mais abrangente do que a revelação da morte e ressurreição de Yeshua. Se fossem meras sombras de Sua primeira vinda, então não teriam nenhum propósito no reino do milénio.
    É uma questão de reflexão então, se vamos celebrar os Moadim durante o reino milenar do Messias Yeshua, procuremos entender o significado destes tempos indicados para celebrá-los agora.

    SEGUINDO O MESTRE

    Em quarto lugar, como seguidores de Yeshua, andamos de acordo tanto com a Sua instrução quanto com o Seu exemplo. Pedro testifica que devemos “seguir os passos do Messias” (1Pedro 2:21), uma frase que denota viver como Ele vivia.
    Isto significa (no contexto imediato de Pedro) estar disposto a sofrer da forma como Yeshua sofreu – pela justiça. Mas também enfatiza o objectivo primário de qualquer discípulo: ser como o seu mestre. Como seguidores de Yeshua devemos, portanto, fazer uma pergunta muito simples: Yeshua, nosso Mestre, guardou os tempos indicados do Eterno? A resposta claramente é “sim”. Portanto, como Seus discípulos, também devemos fazê-lo.

    OS PRIMEIROS DISCÍPULOS

    Fica muito claro na Bíblia que esta lógica simples era aceite pelos Seus discípulos, pois encontramos os mesmos celebrando os Moadim nos registros dos Evangelhos.
    Nós encontramos Paulo celebrando os Moadim e lemos no relato de Lucas que Paulo fez um esforço especial para estar em Jerusalém durante o Pêssach (At. 20:16). Não nos surpreende que ele instrua os seguidores em Corinto para celebrar a semana dos Asmos (1Cor. 5:8) com os corações sem o fermento.
    Se todos os discípulos de Yeshua, incluindo Paulo, celebraram os Moadim assim como o seu Mestre, nós que somos Seus discípulos também não deveríamos fazer o mesmo?

    COMO HONRAR A YHWH

    E finalmente, as instruções amorosas de Elohim dadas a nós na Torah (lembre-se que Torah significa “instrução” e não “lei”) são dadas a nós para nos ensinar como honrá-Lo e o que é melhor para nós. À medida que celebramos o ciclo dos Moadim, descobrimos mais e mais como é viver de acordo com o calendário de YHWH e não com o nosso.
    Considere esta comparação: As Solenidades estão para o tempo assim como o dízimo e as ofertas estão para o dinheiro. Assim como crescemos em fé e entendimento ao honrarmos a Elohim com dízimos e ofertas, também aprendemos sobre os Seu plano redentor e o seu reinado soberano através das suas Solenidades.
    Aprendemos que todo o tempo (assim como todos os nossos bens) pertencem a Ele. Ao honrá-lo, descansando e observando os dias das suas Solenidades e concentrarmo-nos nas lições que Ele pretende ensinar-nos, aprendemos a moldar e a ajustar os nossos planos de vida tendo YHWH como o centro de tudo. Que YHWH permita que nossas vidas, tanto nos pequenos detalhes quanto como um todo, reflictam a Sua glória e poder.

    sábado, 25 de outubro de 2014

    YHWH ( YaH) é o seu NOME

    NAQUELE DIA; UM SÓ SERÁ YHWH; E UM SÓ SERÁ O SEUNOME zacarias 14:9



    YaH WH É O SEU NOME
    Salmos 68:4

    o nome desconhecido
    Atos dos Apóstolos 17:23 "porque passando eu e vendo os santuários, achei também um altar em que estava escrito: Ao deus desconhecido. Esse pois que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
    Na antiguidade os povos esqueceram-se de YHWH o Criador e adoravam a inúmeros deuses, dos quais ele temiam de forma supersticiosa. Testemunhamos isso com a história de Jonas. Quando YaHWH enviou um grande maremoto e cada um que se encontrava no navio gritava ao seu deus por socorro. Somente Jonas não tinha a menor preocupação, e dormia tranquilo, pois sabia o que estava acontecendo.Qundo o capitão do navio se dirigiu a ele e indagou porque não estava clamando a seu deus. ele lhe disse :Eu sou hebreu e temo a YHWH, que fez os céus e a terra.
    Então eles atemorizados, perguntaram: Porque é que fizeste isto?Então eles clamaram a YHWH e disseram : Ah! YHWH! nós te rogamos! não nos deixe perecer porcausa da desobediencia deste homem, e não ponhais sobre nós o sangue inocente! E lançaram Jonas ao mar, e a fúria do mar cessou!Temeram pois estes homens a YHWH com grande temor , e ofereceram sacrificios a YHWH e fizeram votos.O Altissimo nosso Pai não tem nome??????
    Mateus 6:9 "Portanto vós orareis assim:Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o Teu Nome " Qual é o nome que devemos então santificar?????
    Quando escutamos de uma maneira em geral as pessoas orarem, pensamos até que YHWH não tem nome, porque é um tal de senhor pra cá, senhor pra lá, lembrem-se que senhor em hebraico significa Baal.
    O tetragrama YHWH foi retirado 6824 vezes das escrituras e no lugar deste foi colocado a palavra SENHOR ou Deus , mas no rodapé de algumas biblias ainda é possivél encontrarmos o tetragrama YHWH.
    Obs. É possivél encontrarmos no rodapé da maioria das biblias o nome Yahweh ou Iavé para o tetragrama YHWH, através da palavra aleluia em hebraico Hallelu Yah (louvem ou adorem a YaH) sabemos que as duas primeiras consoantes do tetragrama YHWH se pronuncia YaH e partindo do principio que o W se pronuncia U entao temos *YaHUH Lê-se Iarrú para o tetragrama YHWH*
    YaH
    Como é possivél que o nome de YHWH , o mais importante de toda a escritura tenha sido retirado dela?????
    Yahoshua (erroneamente chamado de Jesus) mostra claramente que é muito importante que santifiquemos o nome de YHWH, ele colocou isso em primeiro lugar quando os seus discipulos lhe perguntaram como deveriam orar.
    Também é impossivél guardarmos o primeiro de todos os mandamento se não observamos o nome de YHWH, pois ele mesmo disse : Eu sou YHWH, o Altissimo, não terá outros deuses diante de mim" não podemos nos aproximar dele simplesmente chamando o pela palavra "deus" ou "senhor", por que "deus e senhor" podem até ser titulos, (sendo que alguns estudiosos tem esses dois titulos como nome próprios de deuses p.ex. Deus=Zeus e Senhor= Baal) seja como for estes não são os nomes do Altissimo que Aliás nome Ele só tem um, titulos sim existem mais que um para o Altissimo, e mesmo també porque os pagãos se referem as suas entidades pelo nome de deus\zeus, por exemplo Baal Gad deus dos canaanitas significa apenas Senhor deus , Allah, deus dos mulçumanos signfica apenas deus,adonai\ADON\odin é a mesma coisa, tudo vem do paganismo e tem se infiltrado no meio do povo de Israel e mesmo deus não é o seu nome, é apenas um titulo usado pelos povos pagãos.
    Em Marcos 12:29 Yahoshua lhes respondeu : O primeiro de todos os mandamentos é : Ouve ó Israel, YHWH o Altissimo, ELE é o único . (Shemah Israel YHWH Eloheinu YHWH Echad)Existem várias conjurações para apagarem o nome de YHWH, para que não haja mais lembranças de seu nome.Deut. 9:14 "Deixa-me que os destrua, e apague o seu nome de debaixo dos céus.,mas o nome de YHWH permanecerá eternamente, e a tua memória, ó YHWH de geração em geração" Salmos 135:13
    agora vamos ver o que significa o nome YHWH;
    Moisés quis saber quem o enviava, para poder melhor esclarecer aos israelitas, então ele recebeu a seguinte resposta:"Eu sou o que sou " Exodo 3:14 em hebraico temos :" Eh Yah asher Eh Yah ", Portanto diga aos filhos de Israel que o "EU SOU ME ENVIOU A VOS

    YHWH é a abreviação das três formas conjugais do verbo (SER)

    YAHOSHUA = SALVAÇÃO DE YAH
    HALLELU - YAH = LOUVEM A YAH

    Zachariah 14:9" e YHWH será rei sobre toda a terra; naquele dia um será YHWH, e um será o seu nome".1.corintios 8:5 " Porque ainda que haja alguns também que se chamem deuses, quer no céu quer na terra, todavia para nós há um só Pai, que se chama YHWH.

    YHWH *YaH, YaHuH* OU JEHOVA ???????
    Através da palavra HALLELU YaH podemos entender claramente que o nome de YHWH começa com YAH, pois senão ao invés de HALLELU YAH iriamos pronunciar HALLELU YEH, como este não é o caso, entendemos que não podemos começar o nome do Pai com (JE) e o que significa (HOVA) ????bem você pode confirmar com um dicionário em hebraico que a palavra HOVA significa * RUINA E DESTRUIÇÃO*, bem estão juntando JE + HOVA temos Je a destruição, seria possivél ser esse o nome do nosso Criador?????.הוה= destruição, ruina CONFIRA VOCE MESMO:
    Strong Dicionário hebraico 1943. hovah (ho-vaw')"1944 Another form for hebrew havvah = ruin - mischief.outra forma para havvah [ ruina ; desgraça, destruição}see HEBREW 1942 havvah

    Um povo que é chamado pelo seu NOME.
    Daniel 9:9 Ó YHWH, ouve, ó YHWH , perdoa- atende-nos e opera sem tardar- por amor de ti mesmo, ó YHWH, porque a tua cidade (YAH RU SHALOM) o teu povo (YAH UDIM) se chamam pelo Teu Nome (YAH) HALLELU YAH

    Muitos dos profetas trazem o nome de YAH.
    Zedek YaH = Zedequiah = YaH é justiça
    El YAH = eliah = Yah é o Altissimo
    Yesha Yah = Isaiah = Yah é salvação
    ObadiYah = servo de Yah
    Em muitos dos casos a primeira ou a última silaba de várias palavras em hebraico que continham o nome de Yah foram mudadas para Jo, Je ou Jeho, provavelmente para evitar a sonancia do nome Kadosh de Yah.
    como por exemplo:

    Jo el Yah é El] = Yahel = Yah é poderoso
    Jo chanan = Yahchanan= Yah é misericordioso
    Je hudah = Yahudah = os adoradores de Yah
    Jeho rarib = Yahrarib= Yah é jurisprudência.

    Yah hudah (Louvor a YAH) gen. 29:35 E concebeu outra vez, e teve um filho, dizendo: desta vez LOUVAREI A YAH ! Os israelitas(Yahudim) são portanto o povo que louvam a Yah! e trazem o seu nome.

    Podemos pronunciar o nome de YHWH?????
    Mesmo antes do dilúvio os povos invocavam o nome de YHWH. Gen. 4_26 E a Sete mesmo também nasceu um filho, e chamou o seu nome Enos_ Então se começou a invocar o nome de YHWH.o mesmo se deu com os patriarcas.
    Abrãao: Gen 12:8 E moveu.... e edificou ali um altar a YHWH e invocou o nome de YaH.
    Gen 25.6 Passando pois YHWH perante a sua face, clamou " YaH uH, Yah uH......

    HÁ SALVAÇÃO NO NOME DE JESUS ???
    NÃO, DE MANEIRA ALGUMA.
    O NOME DO NOSSO SALVADOR É YAHOSHUA.
    Joel 3:5 E acontecerá que todo aquele que invocar o nome de YHWH será salvo. Yah ele próprio é o que nos salva através de seu filho YAHOSHUA
    YAHOSHUA SIGNIFICA : SALVAÇÃO DE YHWH.

    ISAIAS 43: 11 EU SOU YHWH, e além de mim não há salvador
    LEIA TAMBÈM ISAIAH 44:23 48:17 e 54:5

    O nosso salvador não se chama de maneira alguma Jesus, como os antigos gregos o denominavam, jesus de acordo com os gregos significa = hei zeus, quase todas as palavras com terminação SUS em grego fazem referencia a zeus por exemplo: Pega-sus = cavalo de Zeus, Dio-ni-sus = deus zeus ou filho do deus zeus . Parnas-sus, montanha sagrada de zeus, e ie-sus ou Jesus = hei Zeus.

    Yahoshua significa YHWH salva. O nome Yahoshua é a abreviação com a qual testemunhamos a nossa fé na salvação de Yah. Portanto YAHOSHUA não veio em seu próprio nome, mas em nome de YHWH seu Pai.

    JOÃO 5:43 "EU VIM EM NOME DE MEU PAI (YAH), e não me aceitais, se outro vier em seu próprio nome, a esse recebereis.
    O Jesus das igrejas " apareceu em seu próprio nome e foi recebido por muitos, mas YAHOSHUA sempre agiu em nome do Pai.

    Veja a seguinte conexão:
    JE-SUS [ DE-US[ JU-DEUS [ JERU-SALÉM Qual a conexão existente aqui entre estes nomes? além da letra J que acima de tudo só passou a existir após 1630 nao há nenhuma conexão!!NENHUMA!!!agora compare:

    YAH = YaHWH = O PAI
    YAH OSHUA = SALVAÇÃO DE YAH ( O FILHO)
    YAH RUSHALOM = A CIDADE DE PAZ DE YAH
    YAH UDIM = ADORADORES DE YAH ( O POVO )

    Agora sim podemos claramente fazer a conexão entre o nome do Pai, filho, da cidade santa e do povo. Assim como declarado em Daniel 9:19 ... "Ouve YHWH... porque a tua cidade (Yahrushalaim ou Yahrushalom) e o teu povo (Yahudim) são chamados pelo TEU NOME(YAH ).Apocalipse 14:1 E ......144.000 tendo na fronte o SEU NOME E O NOME DE SEU PAI = יהוה יהושעApocalipse 22: 4 " Comtemplarão a sua face, e na sua fronte está o NOME DELE.

    Corrigido em: 03.04.2009
    Textos de Miryahm Ysrayl